Capacitor Para Guitarra Contrabaixo Relação entre Agudo x Grave e Detalhes Técnicos

                             Tipos de Capacitores e Suas Características

Os 3 tipos de capacitores mais comumente utilizados em guitarras e baixos são os cerâmicos, os de poliéster (ex: Orange drop) ou os Paper in Oil (PIO). O preço deles varia consideravelmente sendo os primeiros mais baratos e os últimos mais caros. Podemos dizer também, a grosso modo, que o tamanho físico deles, em geral, varia bastante. Os cerâmicos são ultra compactos, os Orange possuem um tamanho médio e os Paper in Oil costumam ser bastante espaçosos.

Você pode perguntar afinal  qual o melhor ou mais apropriado para meu instrumento?

Os capacitores mais  utilizados em  guitarras e baixos encontrados no mercado são os de .022uF e .047uF. Porém ao se pesquisar encontramos capacitores com valores .001uF, .015uF .1uF, 180pF etc.

Existe um senso comum baseado na experiência e no padrão utilizado por algumas empresas consolidadas no mercado. Mas a verdade é que não existe certo ou errado, melhor ou pior, tudo depende do seu gosto específico.

A regra que se aplica aos valores dos capacitores é a seguinte: Quanto maior o valor do capacitor, maior será o aterramento/eliminação das frequência altas e maior a vazão das frequências baixas com o potenciômetro de tone no “zero”.

Assim, se você possui um instrumento muito brilhante e quiser amenizar um pouco essa característica, o ideal é utilizar um capacitor com valor alto como o de .047uF ou até um de .1uF. O inverso se aplica da mesma forma.

Mas como nem todo mundo quer ou pode fazer o teste com todos os tipos de capacitores (material, valores, etc.), apresentamos uma tabela com o padrão utilizado do mercado atual.

Utilização dos capacitores

ValorUtilização
180pFTreble Bleed das PRS
.001uFTreble Bleed comum
.015uFNa posição do braço com Humbuckers para o “woman tone” do Clapton
.022uFHumbuckers em geral Equilíbrio + Agudo -Grave
.047uFGuitarras com single coils, Baixos em geral Equilíbrio + Grave -Agudo
.1uFBaixos e alguns instrumentos com som muito brilhante

Exemplos e Aplicabilidades na Pratica:

Considere Que São padrões comuns mais não obrigatórios, pois o instrumentista pode adequar o uso de cada tipo de capacitores, potenciômetros e captadores de acordo com seu gostou ou estilo musical que desejar, Feitas as devidas considerações vamos aos exemplos práticos.

Capacitor  Orange Drop 223j S630Vv

Proporcionam Tom e Brilho No Instrumento Realçando + Os Agudos e Reduzindo Os -Graves


Ex: Utilização Guitarras Graves que você deseja um pouco mais de agudo Tipo Telecaster -Les Paul  o mesmo se aplica em Contrabaixos etc

– Capacitor Para Guitarra Elétrica / e Contrabaixo Elétrico/ Tom S630Vv 223j
– Proporciona estabilidade e equilíbrio mais uniforme do controle volume/tom da guitarra mais agudo
– Ótima capacitância para guitarra elétrica ou baixo

– Muito utilizados em  para captadores Humbuckers etc…
Os capacitores da família 0.022uF 223 destaca o tom mais Agudo e reduz as frequência baixas graves

Características sonoras Experimental  Capacitores 22 Corta frequências mais “baixa e graves” Deixa passar mais frequências “altas e agudas”

Capacitor De Poliéster 223J400

reduz ruídos e filtra frequências indesejadas- Guitarra -Contrabaixo +agudo -grave

Capacitor Poliéster 473j 630V

Para Guitarra Strato – Contrabaixo -agudo +grave

A regra que se aplica aos valores dos capacitores é a seguinte: Quanto maior o valor do capacitor, maior será o aterramento/eliminação das frequência altas e maior a vazão das frequências baixas com o potenciômetro de tone no “zero”.

Assim, se você possui um instrumento muito brilhante e quiser amenizar um pouco essa característica, o ideal é utilizar um capacitor com valor alto como o de .047uF ou até um de .1uF. O inverso se aplica da mesma forma.

 

 

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