Guia de Medidas Para Escalas de Guitarras Comuns no Mercado Mundial

     Guia Técnico de comprimento da escala da guitarra!

   Diferentes tipos Guitarra usam diferentes comprimentos de escala. 

   Aqui está uma comparação de diferentes tipos de Guitarras e seu comprimento de escala:
  • 24 ″ (610 mm) Fender Jaguar, Fender Mustang
  • 24,5 ″ (622 mm) Paul Reed Smith Santana Série de assinatura
  • 24,75 ″ (628 mm) na maioria dos modelos Gibson e Epiphone
  • 25 ″ (635 mm) na maioria dos modelos PRS, Carvin e Danelectric
  • 25,5 ″ (648 mm ) a maioria dos modelos Fender, Ibanez, Jackson, Kramer, Schecter, Squier e Steinberger
  • 26,5 ″ (673,2mmm) a maioria dos modelos de 7 cordas de Ibanez, Jackson & As guitarras Schecter
  • 27-30 ″ (686 – 762 mm) nesta faixa são chamadas de guitarras ‘barítono’.
  • Também usado pela maioria dos 8 & violões de 9 cordas
  • 34 ″ (863,6 mm) baixos padrão

Como você pode ver, não há comprimento de escala ‘normal’ para uma guitarra elétrica. Já para as mais famosas Sim!

  • O comprimento da escala normal para uma Fender é 25,5 ″,
  • mas o comprimento da escala normal para uma Gibson é 24,75 ″.
  • Como o comprimento da escala afeta a capacidade de tocar

    O comprimento da escala desempenha um grande papel na jogabilidade de uma guitarra. Vejamos as diferentes maneiras como o comprimento da escala pode mudar a sensação de tocar um violão.

    Tensão das cordas

    O impacto mais importante do comprimento da escala é na tensão das cordas. Quanto maior o comprimento da escala, maior a tensão precisa ser para trazer a corda para cima. Um comprimento de escala curta requer muito pouca tensão para colocar as cordas no tom em comparação com uma guitarra de escala mais longa.

     

    A tensão das cordas desempenha um grande papel na capacidade de tocar.

    Como um exemplo, vamos comparar uma Fender Stratocaster (escala de 25,5 ″) e uma Gibson Les Paul (escala de 24,75 ″). Se ambas as guitarras usassem as mesmas cordas calibres e estivessem na afinação padrão, você notaria que a Gibson é um pouco mais fácil de executar curvas e vibrato em comparação com a Fender. Ao dedilhar acordes ou tocar partes rítmicas, você notaria que as cordas na Fender ficam mais apertadas.

    Se você comparasse a Fender e a Gibson com uma guitarra barítona (escala de 27 ″) com a mesma bitola cordas na afinação padrão, a diferença de tensão seria óbvia. Você acharia muito mais difícil executar curvas no barítono e tocar o ritmo pareceria extremamente apertado.

    O comprimento da escala da guitarra é apenas metade da imagem quando se olha a tensão das cordas. Para a outra metade, leia meu Guia sobre cordas de guitarra. Você aprenderá como o calibre das cordas pode ser usado para obter a tensão certa das cordas para suas necessidades.

    Ação das cordas

    A ação de uma guitarra é o intervalo entre as cordas e os trastes . Uma guitarra com “alta ação” tem uma lacuna maior do que uma guitarra com “ação baixa”.

    A ação das cordas é o resultado da tensão nas cordas. As cordas de baixa tensão precisam de mais espaço para vibrar e, sem esse espaço, você ouvirá o zumbido do traste. Se você já afinou suas cordas em uma afinação muito baixa (por exemplo: Soltar B), deve ter notado duas coisas: as cordas ficaram frouxas e havia muito zumbido de traste.

    Mais guitarra de comprimento de escala aumentam a tensão (se o calibre das cordas permanecer o mesmo), o que significa que você pode obter uma ação mais baixa sem zumbido nas cordas. Uma guitarra de escala curta precisará de maior ação ao usar cordas leves ou então as cordas irão zumbir. Você pode alcançar uma ação baixa com uma guitarra de escala curta, mas requer que você mude para cordas de calibre mais pesado.

    Espaçamento entre trastes

    Se você fosse tocar um Fender Jaguar (escala de 24 ″ ) e, em seguida, toque uma Fender Stratocaster (escala de 25,5 ″), você pode notar que eles parecem completamente diferentes. Conforme o comprimento da escala aumenta, a distância entre os trastes também aumenta.

  • Descubra mais sobre calibres, tensão e muito mais neste guia: Guia definitivo para cordas de guitarra

    O ponto-chave a lembrar é que você precisa pensar sobre o comprimento da escala e a bitola das cordas.

Comprimento da Escala de um Baixo

Ao comprar um jogo de cordas para baixo vemos muitas vezes as palavras Long Scale, Extra Long Scale, Medium Scale, Small Scale. Esta nomenclatura é capaz de deixar baralhado muito baixista (e não só) na hora de comprar um jogo de cordas, ou até para comprar um baixo. Que escala é a do meu baixo? Isto afecta o som? Qual é o comprimento de escala que se adapta as minhas mãos ou estilo? Que cordas devo comprar?

Normalmente referimo-nos a “Escala” ao comprimento de um baixo desde a pestana até a ponte (com as selas ajustadas mais próximas do braço).

Isto altera na qualidade do tom que se consegue das cordas. Quanto mais graves são as notas que necessitamos mais comprida tem de ser a corda. É por isso que as guitarras, que utilizam notas mais agudas, são mais curtas que os baixos.

A escala mais comum num baixo eléctrico é de 34” (86.3cm). É denominada de Long Scale (Escala comprida). Alguns baixos, especialmente de 5 cordas, são de 35” (89cm). São os Extra Long Scale. Entre 30” e 33” (76.2cm – 83.8cm) são os Medium Scale. E os mais curtos do que isso são os Short Scale ( Não confundir com os  Piccolo Bass, embora alguns baixos deste género tenham entre 28” e 30”)

Uma escala de 34” é ideal para um baixo de 4 cordas com a afinação Standard.

Para aqueles que possuem um baixo com o SI grave (o habitual baixo de 5 cordas) deve considerar-se usar um baixo com escala Extra Longa. Este pequeno detalhe faz uma grande diferença. O SI torna-se mais fiável e ganha mais definição.

Se se tem mãos demasiado pequenas, ou se o baixo é para uma criança, pode-se pensar num baixo com escala curta, mas convêm evitá-los, dado que o som que sai do baixo é mais «aguitarrado», meio metálico. E a força dos graves perdem definição.

Muitas pessoas pensam que tem mãos pequenas, mas não é assim. Tocar baixo não é algo natural para o corpo Humano. É provável que seja desconfortante ao inicio. Mas as mãos habituar-se-ão progressivamente ao alongamento que é requerido par tocar baixo.

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